Navegando pela Internet me deparei com o artigo “Linux Resolutions for 2018“, publicado na Network World, com algumas atitudes que um administrador de sistemas, ou profissional Linux em geral, pode realizar para ter um ano de 2018 bem melhor.
Achei muito interessante e apesar de já estarmos quase em fevereiro, aqui vai a minha versão, baseado no artigo e algumas coisas a mais:
1. Automatize as tarefas chatas
Muito provavelmente você já possui scripts automatizando algumas de suas rotinas do dia a dia, mas pare um pouco pra pensar e você vai encontrar várias novas rotinas que podem ser feitas por um script, pode melhorar algo que já existe ou até terminar aquele script que você já começou mas abandonou pela metade.
2. Aprenda uma nova linguagem ou novas técnicas para criar seus scripts
Digamos que a opção mais comum para scripts no Linux é o bash shell script, por ser a opção mais natural para o administrador e analista Linux e por ser suficiente para 80% das necessidades. Se você ainda precisa aprender, veja esse curso de shell script.
No entanto, além de existir diversas técnicas em shell script que a maioria desconhece, há diversas outras linguagens bem poderosas para se criar scripts para automação, monitoração, geração de relatórios e afins. As 2 principais são o Perl e o Python que tem sido bastante utilizado ultimamente.
Aprenda também SED e AWK, você vai se espantar com o que é possível fazer com esses dois “comandos” (são bem mais que apenas comandos).
3. Use uma nova distribuição Linux
Talvez mesmo trabalhando com servidores Linux você nem mesmo use uma distribuição Linux em seu Desktop, que tal tentar? Você vai aprender mais do que imagina ao usar o Linux nas tarefas do seu dia a dia.
Se você usa, que tal tentar uma nova? Muitas distribuições e interfaces melhoraram ou cresceram muito nos últimos anos e merecem uma chance. Que tal tentar a nova versão do Ubuntu com Gnome (lançada em Abril/2018), o Elementary OS, o Deepin, o Manjaro, o Fedora, ou mesmo ir direto para o Debian ou CentOS, enfim, são centenas as opções.
4. Fique por dentro da Cloud
Nos deparamos quase que diariamente com notícias sobre ambientes e serviços cloud, mas você entende os fundamentos do cloud computing?
Sabe o que é IaaS, PaaS, SaaS, XaaY? Conhece as opções para soluções para cloud, open source ou não? Pois devia, se não ser um especialista, pelo menos entender um pouco melhor. Uma sugestão é este curso de Fundamentos de Cloud Computing, vai ajudar.
5. Fique por dentro de DevOps
Já percebeu que atualmente é mais fácil encontrar vagas para analista de DevOps do que para analistas de suporte ou administrador de sistemas?
Tudo bem que (na minha opinião) atualmente parecem estar colocando tudo na conta do analista de devops, me parece que o mercado ainda não entendeu bem do que se trata. Mas e você, como profissional Linux, conhece as ideias relacionadas à cultura DevOps? Conhece as tecnologias que tem sido utilizadas para apoiá-las? Docker, Jenkings, Vagrant, Ansible e muitas outras. Vale a pena dar uma olhada nisso também.
6. Foco em Segurança
Seus servidores estão realmente seguros, os sistemas e serviços estão atualizados, os recomendações de configurações de segurança estão feitas, o começo do ano é um bom momento para se atualizar e revisar tudo, afinal recomendações novas podem ter surgido e você as perdeu.
Já pensou em contratar um serviço de Pentest (Penetration Test) para analisar o seu ambiente? Você pode se surpreender com o que um analista de segurança, ou um ethical hacker, pode encontrar de vulnerabilidade, não apenas em seus servidores, mas no ambiente como um todo.
7. Verifique se seus backups estão funcionando
Alguma vez você já precisou usar os backups que gera? É bem capaz de se lembrar de alguma situação que precisou de um backup e não conseguiu usar.
Então faça um teste, não vai te custar muito tempo agora, mas pode te salvar um final de semana e várias explicações para os diretores.
8. Aprenda truques novos para resolver seus problemas
Existe uma infinidade de ferramentas que podem ser usadas para resolver problemas em sistemas, redes e afins, e com certeza você não sabe usar todas elas.
Seria muito bom aprender mais algumas, antes de um problema acontecer de fato. Ferramentas como tcpdump, atop, iostat, vmstat, netstat, sar e várias outras podem salvar o seu dia.
Outra boa iniciativa é parar de usar comandos antigos e usar suas novas versões, sabia que o comando “ifconfig” foi substituído pelo “ip”? Que agora o “dig” é utilizado no lugar do “nslookup”? Bom, se você é das antigas talvez seja hora de aprender truques novos.
9. Atenção às métricas e monitoração
Tenha um mecanismo de coleta de métricas dos seus serviços importantes, de acessos, de performance, de erros e etc. E não deixe de analisá-los com frequência.
Você pode fazer isso através de scripts próprios ou de ferramentas como o Zabbix. Esse curso do Janssen Lima sobre Zabbix vale muito a pena.
10. Documente seus processos e atividades
Não fique preso ao que só você sabe fazer. Documentar e compartilhar os processos em que trabalha só vai te ajudar, seja para se lembrar futuramente de como executar uma atividade que é feita poucas vezes, seja para que outras pessoas possam realizá-la, permitindo assim que você possa atuar em coisas diferentes e crescer na carreira.
11. Aprenda ou Ensine Algo
Quem trabalha com T.I. sabe que você deve sempre estar aprendendo algo novo. Mesmo que o que você saiba seja mais do que o suficiente para suas funções, não fique parado, aprenda novas alternativas, novas tecnologias, formas de melhorar o que você tem hoje. Isso faz a diferença.
Ensine as pessoas ao seu redor, membros do seus time, de outros projetos. Você vai ganhar muito em reconhecimento e ainda vai aprender mais do que imagina.
12. Melhore em seu emprego atual, ou procure um novo
Não tem nada pior do que ficar parado em uma função ou emprego que não te motiva, que não te faz crescer e aprender coisas novas. Normalmente há sim no emprego atual formas de você crescer, mudando de função, de projeto ou área, e caso isso realmente não seja uma opção, abra os olhos para o mercado, fale com seus contatos, há um mundo de opções lá fora.
13. Considere buscar uma certificação
Certificações são sim importantes, seja para buscar uma nova colocação no mercado, seja para melhorar seu reconhecimento dentro da sua empresa e entre seus colegas de trabalho.
Além disso pode ter certeza que você não sabe tudo e vai aprender muita coisa estudando para uma certificação.
É muito importante que haja um bom relacionamento com os usuários dos ambientes. Aproxime-se para obter feedbacks diretos, para entender a necessidade e as dificuldades reais das diferentes áreas.
Mande comunicados com as melhorias que estão sendo, ou que serão realizadas.
Mantenha todos bem informados sobre as políticas e recomendações de segurança como a definição e troca de senhas, o uso de dispositivos móveis e etc.
15. e para finalizar… Viva la Vida!
Sim, aproveite suas férias e feriados (pelo menos os que não estiver de plantão) com sua família e seus amigos, tenha um hobby, faça um exercício, enfim…
Todos nós sabemos o quão estressantes são nossos trabalhos na área de TI, e isso tudo é mais do que necessário.
E então, gostou das resoluções? Já está realizando alguma delas ou até alguma outra? Bora que tem muito 2018 pela frente ainda.
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