O relatório mostra um resumo das tendências com relação às carreiras e tecnologias que usam open source, assim como as principais motivações atuais da indústrias, empregados e empregadores.
Este ano foram entrevistados pelo mundo mais de 280 gerentes de pequenas e médias empresas, organizações governamentais e agências de emprego, além de mais de 1800 profissionais que trabalham efetivamente com software livre e/ou código aberto.
As Principais Conclusões
O uso do open source pelas empresas continua em grande expansão mundialmente e consequentemente é grande a busca por profissionais especializados e realmente qualificados no mercado.
Os pontos chaves do relatório deste ano foram:
- 67% dos gerentes disseram que as contratações de profissionais voltados ao open source irão aumentar em um ritmo maior que em outras áreas do negócio nos próximos seis meses.
- Um número maior de empresas (60%) estão procurando por profissionais de tempo integral nessa área, um número maior que no relatório do ano passado (53%)
- Quase metade das empresas (47%) estão dispostas a pagar para que seus funcionários obtenham certificações na área
- Os cargos que os empregadores mais procuram preencher no momento são:
- Desenvolvedores – 73%
- Engenheiros DevOps – 60%
- Administradores de Sistema – 53%
- As habilidades com maior demanda são:
- Cloud – 47%
- Desenvolvimento de Aplicações – 44%
- Big Data – 43%
- DevOps – 42%
- Segurança – 42%
Grande Demanda para Profissionais Open Source
Como vimos acima, 58% dos empregadores disseram que irão contratar mais profissionais voltados ao open source nos próximos 6 meses, e 67% disseram que a contratação desse tipo de profissional será maior que a de outras áreas, o que representa um aumento com relação aos resultados do relatório do ano anterior.
Quando perguntados sobre os principais fatores que estão levando para a contratação desses profissionais, as principais razões foram:
- Crescimento da Empresa – 60%
- Aumento do uso de tecnologias de Software Livre/Código Aberto – 42%
- Open Source tornando-se essencial no negócio – 30%
Agora temos um dado bem importante que mostra que o número de profissionais qualificados não está acompanhando o aumento da demanda das empresas. 89% dos gerentes disseram ser difícil encontrar profissionais com um bom conjunto entre experiência e conhecimento em software livre, um aumento de 2% com relação ao relatório do ano passado.
Do lado dos profissionais e das oportunidades de crescimento e emprego a pesquisa mostrou que:
- 86% dos profissionais acreditam que seus conhecimentos em software livre/aberto ajudaram a crescer em suas carreiras
- 52% acreditam ser fácil encontrar outro emprego se preciso for
- Apenas 27% disseram que não receberam nenhum contato oferecendo alguma vaga nos últimos 6 meses
Esses dados mostram que os profissionais que comprovam conhecimentos na área estão em alta no mercado, são sempre procurados por novas empresas e exigem que os empregadores atuais façam esforços para mantê-los.
Áreas em Alta
A pesquisa confirma uma tendência em alta já há alguns anos, a onda da transformação digital e consequentemente o crescimento da demanda por profissionais em Cloud, DevOps e BigData. A maioria das empresas passa por um processo de transição na adoção desses métodos e tecnologias e muitas vezes adotam ambientes híbridos.
As áreas que os gerentes mais procuram profissionais:
As habilidades mais valorizadas e desejadas pelas empresas:
Do ponto de vista dos profissionais, os resultados são basicamente os mesmos.
As habilidades com maior demanda são:
Ainda na opinião dos profissionais, as seguintes tecnologias vão crescer ainda mais no próximo ano:
A Importância das Certificações e Treinamentos
Toda essa demanda por novas tecnologias e o processo de transformação digital aumenta também a importância e a busca, pelos profissionais e pelas empresas, por mais capacitação através de treinamentos e por certificações técnicas específicas de cada área.
Nesse sentido, os principais resultados da pesquisa foram:
- 50% dos gerentes são mais propensos a contratar profissionais certificados, no último ano essa porcentagem era de 44%
- 76% dos profissionais dizem que as certificações foram e são úteis em suas carreiras
- 64% dos gerentes disseram que seus funcionários estão solicitando ou proativamente buscando cursos e treinamentos, no último relatório eram 55%
- 47% das empresas estão dispostas a pagar pelas certificações de seus funcionários
É interessante notar também que todos os tipos de treinamentos aumentaram este ano, mas o método predominante são os cursos online. 63% disseram realizar treinamentos dessa forma, um aumento de 14% com relação ao ano anterior.
Todos essas informações e números podem ajudar muito o profissional a direcionar sua carreira para o futuro, e a notar o que as empresas valorizam e têm procurado no mercado. Vemos também que embora sempre haja quem questione as certificações, elas continuam sendo muito valorizadas pelas empresas.
Você pode encontrar o relatório completo, com essas e outras informações, no link: https://www.linuxfoundation.org/publications/open-source-jobs-report-2017/
Leave a Comment